Olá, pessoal! Hoje falarei sobre o “Cisne Negro”, filme que eu adoro, pois trás muito o psicológico humano e de como as pressões imposta ...

Cisne Negro: Pressão e Obsessão

/
0 Comments
Olá, pessoal!
Hoje falarei sobre o “Cisne Negro”, filme que eu adoro, pois trás muito o psicológico humano e de como as pressões imposta em cima de alguém podem quebrá-lo.


Sinopse
Nina Sayers é uma bailarina de uma companhia novaiorquina de balé. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha, algo para compensar os fracos do passado, pois Erica como bailarina jamais havia sido um grande sucesso.
O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy, decide substituir a bailarina principal, Beth, na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente vinda de San Francisco: Lily, que deixa Thomas impressionado, e ela torna-se a principal concorrente de Nina para o papel.A diferença do Lago dos Cisnes original e aquele que o Leroy quer apresentar é que, em vez de terem duas bailarinas, uma interpretando o Cisne Branco e outra o Cisne Negro, teria apenas uma bailarina interpretando os dois. 
Resultado de imagem para black swan tumblr gifs
Para Nina interpretar o Cisne Branco é fácil, pois ela se assemelha muito a ela, é inocente, graciosa e pura, porém o seu grande problema é o Cisne Negro, que é oposto do Cisne Braco, logo o oposto de Nina, é atrevida, maliciosa e sensual. Em contrapartida, Lily é perfeita para o Cisne Negro, o que faz aumentar a preocupação de Nina e também a sua paranoia, que, ao longo da trama, vai revelando cada vez mais o lado sombrio dela, prejudicando seu equilíbrio psicológico e, nessa sua obseção de criar o Cisne Negro perfeito, ela acaba destruindo sua sanidade.

Natalie
Tenho que começar falando da maravilhosa interpretação de Natalie Portman, uma das melhores atuações da sua brilhante carreira, e isso não é pouco se tratando dessa atriz. Ela consegue fazer com que o público se envolva com Nina, e sinta medo por ela, de tudo o que está acontecendo em sua vida. 
Resultado de imagem para cisne negro tumblr gifsPrimeiro nos mostrando a fragilidade do Cisne, a pureza e inocência, que fazem parecer impossível que ela tenha sucesso e consiga o papel. Porém, no decorrer da trama vemos a evidente transformação de Nina, passada por essa atuação magistral de Natalie, e quando pensamos que não poderia ficar pior, no que tange ao psicológico de Nina, ela se transforma completamente no Cisne Negro, mostrando a que ponto a pressão e a obsessão levaram o personagem.
No que remete ao balé, Portman foi incrível, apesar de todo o conflito que houve no que remetia à dublê, em que ela diz não ter sido reconhecida  como deveria, é impossível negar que até para o balé a atriz se entregou, as posturas eram boas, como os de uma bailarina, o movimento dos braços e suas expressões faciais entregam o quanto Natalie Portman se dedicou ao papel e definitivamente mereceu o Oscar.


Perfect Blue?
Eu ia colocar esta parte como algo curto nas curiosidades, mas achei muito interessante e achei que deveria falar mais um pouco sobre: Muitas pessoas acreditam que Black Swan teve inspiração na animação japonesa de 1997, Perfect Blue, alguns dizem que é uma cópia, outros que foi inspiração, mas eu acredito que ambos são apenas similares. 
Resultado de imagem para perfect blue tumblr gifTanto a animação quanto o filme, mostram duas personagens meio “mortas”, parece que elas fazem tudo no automático (por isso que, pelo menos no filme, demora um pouco para deixar o ritmo lento para trás, pois a vida de Nina é lenta, até que algo ameça alterar isso), são inseguras e o lado psicológico delas é muito afetado. Nina (filme) é afetada pela pressão e por sua obsessão de fazer o Cisne Negro perfeito, Mima (animação) tem que lidar com stalkers, mas algo muito pesado, pois ela decide largar a banda para se tornar atriz, e os fans acabam perseguindo Mima. Apesar de ambos tratarem muito sobre a sanidade dos personagens, é abordado de forma diferente com um foco diferente, porém ambos valem a pena serem assistidos!

Tchaikovsky 
Uma dos melhores aspectos deste filme! O diretor,  Darren Aronofsky, foi muito feliz em usar  sem medo a "trilha sonora"de Tchaikovsky, transformando-a em parte da trama e fazendo que o o filme se torna-se o balé. 
O bom da música de Tchaikovsky, é que ela, tem esses "pontos altos e baixos", presentes no filme, mas os que mais se destacam no longa são os da aparição de Odile e a cena final (que Odette se mata), apesar de ambos serem no final, são as partes mais importantes do filme, retratando respectivamente, a transformação de Nina e o momento em que ela "percebe" sua insanidade, o som se mistura muito bem com os sentimento transmitidos pela atuação de Natalie. 
Falando um pouco da obra "O Lago dos Cisnes", vemos que há um ponto na trama que a personagem do filme  se assemelha muito aos Cisnes do balé, por todo o conflito, a confusão entre quem é Odile e quem é Odette e, eu diria que, a maior semelhança está na parte final do filme (atenção, pois esta parte é um spoiler!), visto que, Nina e o Cisne Branco, acabam tendo o mesmo final trágico.


Pessoal, por hoje é tudo espero que tenham gostado do post e para aqueles que não assistiram o filme ainda, vejam logo , pois é muito bom!!!

L Quinn





You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.