Olá iniciantes, como estão? Morrendo de calor? Eu pelo menos estou! Hoje falamos sobre A Teoria de Tudo , um filme de drama romântico biográ...

A Teoria de Tudo : A luta de Stephen Hawking

/
0 Comments
Olá iniciantes, como estão? Morrendo de calor? Eu pelo menos estou! Hoje falamos sobre A Teoria de Tudo, um filme de drama romântico biográfico britânico dirigido por James Marsh e escrito por Anthony McCarten. A inspiração do filme foi a obra Travelling to Infinity: My Life With Stephen escrita por Jane Wilde Hawking, que conta sobre seu relacionamento e sua história com Stephen Hawking, grande nome da ciência.



Duvido que exista alguém com pelo menos 20 anos que não saiba quem é Stephen Hawking. Esse cientista é famoso por suas grandes contribuições para ciência, mas não exclusivamente por isso. A sua história é uma superação, afinal, ele tem uma condição médica muito séria. Ele sofre de esclerose lateral amiotrófica(ELA), também conhecida como doença do neurônio motor. A expectativa de vida quando a doença começou a se manifestar, era de 2 anos. Hawking lutou arduamente contra a doença, ainda luta. Ele recebeu uma ajuda muito importante de sua namorada/esposa da época, Jane Wilde. Infelizmente, a tecnologia daquele tempo era muito restrita, muito fraca. Só depois de muitos anos, quando Hawking já tinha filhos, ele pode usar o famoso instrumento de fala dele, aquele computador com voz robótica. Vale lembrar que quando ele foi diagnosticado com a doença, ele era jovem ainda, estava estudando(sinceramente não sei se era mestrado, doutorado, ou outra coisa), portanto a ciência não tinha expectativa que ele vivesse para ter filhos, se casar e tudo mais.


O momento onde tudo começou

O filme conta a história de como Jane Wilde conheceu Stephen Hawking e como eles se relacionaram durante um bom tempo. É importante ressaltar que o filme é baseado no livro tem essa mesma essência, tanto que o nome é,  traduzido por mim mesmo, ''Viajando ao infinito: Minha história com Stephen'' escrito por Jane Wilde, portanto contêm a mesma ideia do filme.

Quando Jane decide enfrentar a doença junto com Stephen, o filme tem um ''time-skip'' e pula para quando eles moram juntos e são casados. Na verdade, existem vários ''time-skips'', até porque é um filme biográfico mas não há necessidade de contar todos os dias e todas as conversas.
Alerta de spoilers
Em certo ponto, Jane e Stephen se separam e Stephen vai para América. Quando Stephen volta para a Inglaterra, ele volta pois foi convidado pela Rainha a ser um cavalheiro, mas ele declinou o título. O filme acaba basicamente aí, mas existe uma cena final que não tem muito como descrever.
 Fim dos spoilers

Vale a pena ou não?
O filme é excelente. Não é atoa que o ator que interpreta Hawking ganhou prêmios como o Oscar como Melhor Ator. Ele não só interpretou Hawking com magnificência, como também se comportou com muita qualidade. Hawking com sua doença não podia se mover direito, não falava direito, basicamente estava em condições horríveis. O ator Eddie Redmayne incorporou todas as qualidades necessárias para o papel e as utilizou com eficiência. A atuação não é a única qualidade do filme. O roteiro, aparentemente fiel ao livro de Jane, emociona a qualquer um. Em certos momentos fiquei com muita dó de Hawking, em outros ri e em outros tive uma certa agonia(causada intencionalmente pelo roteiro). O ponto é: O filme segue uma linha de qualidade, mas existe um certo problema que me incomoda. Ele segue uma linha de qualidade porque segue uma linha de produção. Tem o mesmo tipo de características de todo vencedor de Oscar, não é exatamente original. De qualquer forma, recomendo fortemente o filme, que é um pouco longo, mas vale a pena. Existem alguns questionamentos, sobre a existência de Deus(afinal, Stephen é ateu) e sobre física. Tenho que dizer que mesmo que você veja e não goste, você pode levar algo para sua vida, uma reflexão.
Nota:9/10

Por hoje é só, iniciantes!
Fico por aqui e vejo vocês no próximo post!



You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.