Já começarei esse post respondendo que você tem o direito de acreditar o que quiser; que tinha uma animação favorita para ganhar o prêmio ma...

O Menino e o Mundo - o mundo aos olhos dos puros

/
0 Comments
Já começarei esse post respondendo que você tem o direito de acreditar o que quiser; que tinha uma animação favorita para ganhar o prêmio mais importante da indústria cinematográfica, e seu filme ganhou, ou não. Mas nesse post abordarei pouco sobre o motivo da animação brasileira de Alê Abreu não ter ganhado a estatueta dourada tão emblemática, ele será mais um analíse do longa-metragem que de infantil não tem nada! Porém no final de tudo darei um motivo... Vale a lida![preciso valorizar meu trabalho também né?]
Mensagem dada! Agora posso me apresentar como sempre.. [coff coff] Olá Inciantes! Como estão? Lamentamos por não termos conseguido postar nada segunda-feira, mas é porque não temos bloggeiros o suficiente! Estamos recrutando gente, mas tenham paciência, até lá toda semana terá posts,exceto segundas-feiras! Mas calma.. Em breve esse cenário mudará.. Ou não.. Mas rezamos para que sim!
Enfim, chega de avisos! Vamos começar a falar de coisa boa, e que foi uma grata surpresa para mim.
Nome: O Menino e o Mundo/ Classificação Indicativa: Livre
Diretor/ Montagem/ Roteiro: Alê Abreu
Desenvolvido: Filme de Papel (estúdios)
Participações: Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM - Grupo Experimental de Música



O Menino e o Mundo conta a história de uma criança (não é dito a idade nem o nome) que vive em uma cidade interiorana que viu seu pai sair de casa e decide ir atrás dele, nisso a criança percebe que o mundo não é o seu jardim e que é um lugar muito maior que imaginava.
Sim, a história é  simples, mas o que te prende são os elementos do filme! A animação - que ganhou os mais diversos prêmios no mundo - mostra o olhar de uma criança sobre o mundo e tudo isso sem falas! Sim! O filme se pauta na musicalidade, não há falas, há músicas e sons! E se você pensa que isso é um defeito, está redondamente enganado! Por não apresentar falas, o filme traz um tom um tanto quanto poético e aberto a interpretações em alguns momentos; e por ter a questão musical tão forte é crucial que assista o filme em um cinema de boa qualidade sonora! 

Por se tratar de um filme com uma estética infantil as pessoas tendem a relacionar uma coisa à outra, "se é uma animação e é livre para todos os públicos, o meu filho vai gostar!" É verdade! Seu filho vai gostar, mas a mensagem que é passada não é algo que condiz com a idade dele! A mensagem só é compreendida para quem tem um olhar mais crítico da sociedade - felizmente consegui entender o que é passado e por isso estou repassando para meu público querido S2!

O Menino e o Mundo fala, na verdade, de temas muito pesados; manipulação de massa, industrialização/mecanização, desemprego, opressão, arte e sua importância na sociedade, além de dizer mais coisas para aqueles que conseguiram enxergar além... E por isso o filme não é compreendido pelas crianças.



Tratando de temas pesados e complexos como este, é necessário uma musicalidade que traga todo sentimento que cada tema exige, e isso também ocorre! Não posso falar muito aqui pois daria spoilers, mas quem for assistir vai entender... Ah! Vale citar que a música "Aos olhos de uma criança " cantada pelo rapper Emicida é fenomenal!

Por fim tenho que tratar da animação em si, que também faz um bom trabalho, contendo momentos que se colam imagens para formar rostos, e utilizam-se de fotografias e gravações reais para criticar atitudes das grandes corporações e da própria humanudade.

Saldo final:
O Menino e o Mundo é uma animação brasileira de qualidade que faz uma crítica sobre esse mesmo mundo que parece tão belo e, é ao mesmo tempo, terrivelmente cruel. Ou seriam os homens cruéis consigo mesmo? 
Essa seria minha fala para descrever esse filme; de qualquer sorte eu dou cinco estrelas! 

Agora ao momento em que falei lá no topo do post, dizendo que explicaria um pouco o motivo ( que eu acredito) que levou o filme a perder o Oscar.
Devo deixar claro que me senti muito triste, torci muito para que ele ganhasse, ao mesmo tempo já sabia que não teria como (eu vi o filme no mesmo dia do evento e já entendia a situação que ele se encontraria). O filme traz uma versão do mundo aos olhos de uma criança, certo? Pois é.. Mas é o olhar de uma criança brasileira ! É difícil para o resto do mundo se colocar em nosso lugar, a mensagem pode ser captada, mas só nós que vivemos no Brasil poderíamos entender melhor que qualquer um! Creio eu que este foi o principal motivo da perda do título, uma vez que temos uma animação que trata a psique de uma pessoa retratando os sentimentos como personificações (sim, tô falando de Divertidamente), e do outro lado temos um rapaz que vive no interior indo para a cidade grande e descobrindo o mundo, talvez da pior forma possível.
É galera, acho que foi isso, mas se não acha comente o que achou! Assistiu o filme? Se não, gostaria de ver depois de ler esse post? Comentem!

Obrigado por chegarem até aqui e um abraço!










You may also like

Nenhum comentário :

Tecnologia do Blogger.